quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Afinal, o que é Cubismo?

Por: Vinicius Tavares

O Cubismo é um movimento artístico do século XX(1907 a 1914). que originou-se nas artes plásticas e chegou até a literatura e a poesia. Teve como seus fundadores George Braque e Pablo Picasso cuja obra "Les demoiselles d'Avignon” foi conhecida como o ponto inicial do movimento.
Ele retrata tudo da natureza por meio das formas geométricas, ou seja, a representação do mundo não tem mais nenhum compromisso com a aparência de como realmente é, e sim de um forma mais abstrata. E fundamentalmente utiliza-se a luz e a sombra.
O movimento é divido em duas fases:
Cubismo analítico surgiu em 1909, foi marcado pela péssima distribuição de formas pela imagem, criando algo bem abstrato. E também há a diminuição nas cores nos retratos apenas para castanho, preto, bege e cinza.
Cubismo Sintético surgiu em 1911, buscou mostrar a realidade com mais clareza, ao invés do Cubismo Analítico, em que as imagens eram colocadas de forma mais aleatórias. Nisso os pintores cubistas desta época, tentam retratar objetos do cotidiano, e mesclando palavras em suas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário